IPTU Ribeirão Preto 2021: Consulta, 2 Via, Valor e Pagamento

O pagamento do IPTU Ribeirão Preto 2021 está chegando, e é bom conferir o prazo e valor do imposto para não sofrer multa. A lei estabelece que o valor do IPTU Ribeirão Preto 2021 seja aplicado com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), mas os moradores podem ter direito ao IPTU Verde, ou Sustentável.

IPTU Ribeirão Preto 2021

IPTU Ribeirão Preto 2021

O chamado IPTU Verde, que já foi alvo de suspensão, é um desconto para o contribuinte que adota prática de sustentabilidade em sua casa, como plantio de árvores e instalação de painéis de energia solar.

Saiba mais sobre o IPTU Ribeirão Preto 2021 e como conseguir um bom desconto no pagamento do imposto. Acompanhe!


Como funciona o IPTU Ribeirão Preto 2021?

Assim como os moradores de outros locais do país, a cidade de Ribeirão Preto SP também precisa pagar o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano. O valor arrecadado ajuda a melhorar áreas públicas, infraestrutura da cidade, saúde e educação.

O cálculo do imposto é exatamente como em outras localidades, tomando como base o valor de venda do imóvel, seja apartamento, casa ou terreno.

Além disso, a alíquota cobrada em cima desse valor do IPTU Ribeirão Preto 2021 é referente ao INPC do ano anterior, e deverá seguir assim em 2021 também.

Outro dado importante é que a cidade paulista também adotou o IPTU Verde, ou Sustentável, como também passou a ser chamado. Trata-se de um desconto de até 10% a quem contribuir para o meio ambiente, seguindo algumas dessas práticas:

  • Plantio de árvores;
  • Captação pluvial;
  • Reuso de água;
  • Instalação de painéis de energia solar;
  • Entre outros.

Veja como conseguir o benefício nos próximos tópicos!


Valor do IPTU Ribeirão Preto 2021

Como já mencionado, o valor do IPTU 2021 em Ribeirão Preto é de acordo com o valor venal + a alíquota aplicada, conforme determina a lei vigente.

No último ano, o IPTU sofreu um reajuste de 2,55%, mas foi possível um desconto de 10% para quem pagasse em janeiro. Os demais poderiam parcelar em até 12 vezes, mas sem desconto.


Como funciona o IPTU Verde?

Para estimular os proprietários de imóveis em Ribeirão Preto a adotar práticas sustentáveis, foi criado o IPTU 2021 Verde (Lei complementar nº 2.996/2019).

O projeto visa dar desconto de 2% para cada item cumprido sobre sustentabilidade até o limite de 10%. As práticas que contribuem para o meio ambiente precisam ser comprovadas por meio de documentos, cadastro municipal e medidas adotadas no imóvel.

O requerimento pode ser feito na Secretaria da Fazenda ou Poupatempo na cidade de Ribeirão Preto em São Paulo. Neste link você confere todas as medidas sustentáveis para começar a adotar e ganhar o desconto no IPTU.

✓   Veja mais informações sobre o IPTU São Paulo:


Como consultar o IPTU Ribeirão Preto SP?

Consultar o IPTU Ribeirão Preto 2021 é muito importante e  fácil. Faça o seguinte:

  • Digite o código do seu IPTU;
  • Informe que você não é um robô, e clique em “Confirmar”.

Caso você precise consultar IPTU 2021 e débitos ou 2ª via do seu boleto, basta seguir as instruções abaixo:

  • Acesse o site da SEFAZ de Ribeirão Preto/SP → Clicando aqui;

  • Em “Serviços On-line IPTU”, clique em “2ª via – IPTU”;
  • Digite o número do cadastro do IPTU;
  • Marque “não sou um robô” e, em seguida, clique em “Pesquisar”.

Com esse passo a passo você vai conseguir imprimir a segunda vida do seu imposto e pagar em qualquer agência bancária, física ou via internet, ou lotéricas.


Contato da SEFAZ de Ribeirão Preto

Caso o IPTU sofra alguma alteração em 2021, este artigo será atualizado, mas se você precisa de informações adicionais, entre em contato pelos seguintes meios:

  • Telefone: (16) 3977-5700;
  • Endereço: Rua Lafaiete, nº 1000 – Setor de Atendimento – térreo;
  • Horário de funcionamento: das 9h às 16h, de segunda a sexta.

 

Avalie este artigo!

Avaliação média:
Total de Votos:

IPTU Ribeirão Preto 2021: Consulta, 2 Via, Valor e Pagamento

Adicionar Comentário