IPTU Serra 2021: Consulta, 2 Via, Valor e Pagamento

A Secretaria da Fazenda da cidade de Serra, situada no Espírito Santo, é responsável local pela realização dos pagamentos do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU Serra 2021. Afinal, essa é uma taxa que recai sobre a propriedade imobiliária, envolvendo todos os modelos imobiliários. Ou seja, o IPTU Serra 2021 incide sobre casas, lojas, industrias, terrenos e chácaras!

IPTU Serra 2021

IPTU Serra 2021

Vale salientar que a Administração Municipal efetuou a entrega de cerca de 165 mil carnês do IPTU. No entanto, o cidadão também pode encontrar a guia de pagamento a vista ou parcelada no site oficial.

Consulta do IPTU Serra 2021

Hoje em dia, o contribuinte pode conferir o valor do IPTU de Serra e outras questões relacionadas a Administra Municipal com poucos cliques no site oficial.

Tudo o que se precisa fazer para consultar IPTU 2021 é:

  • Clicar em cima do termo “Cidadão” no topo da página;
  • Posteriormente, apertar em “IPTU”, no menu lateral direito;

O cidadão vai passar uma tela na qual deverá colocar número de inscrição do imóvel ou o CPF/CNPJ do proprietário para conferir o valor e a data para arcar com o tributo referente a sua propriedade.

✓ Saiba como conseguir solicitar o isenção do IPTU 2021


Segunda via do carnê do IPTU

Se, por acaso, você não recebeu ou perdeu o documento para arcar com o IPTU 2021, possui duas alternativas para recuperar a guia de pagamento: na internet e nas regionais fiscais.

  • Pela internet, você deve clicar nesse link;
  • Na nova tela, você deverá inserir a inscrição imobiliária, o CPF e clicar em 2ª via do carnê, bem como verificar outras pendências e serviços relacionados.

Se não tiver conexão com a internet, basta pedir a segunda via da guia de pagamento do IPTU Serra em uma das unidades regionais fiscais. Uma das agência se encontra na Prefeitura, na Rua Maestro Antônio Cícero, 111, Caçaroca.

Já a outra regional, se situa no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5416.


Valor do IPTU Serra 2021

De acordo com informações do site da Prefeitura, a base do cálculo é o valor venal da propriedade. Ou seja, a quantia pela qual um imóvel é vendido em situação habitual de mercado.

Na cidade, o Valor Venal com finalidade de IPTU em Serra é estabelecido conforme a Planta Genérica de Valores aprovada por meio da Lei 3673/2010.

IPTU Serra 2021

Alguns elementos são levados em conta na hora de montar o valor venal. Tais como:

  • Dimensões e situação da propriedade;
  • Localização do imóvel na Planta Genérica de Valores;
  • O espaço construído;
  • O modelo de acabamento do imóvel;
  • Benefícios urbanos disponíveis (esgoto, asfalto, rede elétrica, entre outros)

Pagamento do IPTU em Serra

Conforme o site da Administração Municipal, o pagamento do IPTU Serra 2021 possui 10% de desconto. Além disso, o contribuinte pode arcar com o valor em agências conveniadas como:

  • Banestes,
  • Banco do Brasil,
  • Caixa Econômica,
  • Bradesco
  • Sicoob.

IPTU Serra 2021

✓ Tenha mais informações sobre o IPTU de cidades próximas a você:

Caso alguém atrase o pagamento em um mês, vai arcar com multa moratória de 2%. Depois disso, a pendência aumenta para 10%. Caso ocorra a inscrição na Dívida Ativa, a cobrança passa para 20%. No segundo mês de atraso, o contribuinte vai ter de quitar juros de 1% ao mês.


Contato com a Prefeitura

Caso o cidadão tenha algum problema e necessita ir pessoalmente resolver, a Prefeitura de Serra fica situada na Rua Maestro Antônio Cícero, 239, Serra (ES).

  • Telefone para contato é o seguinte: (27) 3291-2000.

Avalie este artigo!

Avaliação média:
Total de Votos:

IPTU Serra 2021: Consulta, 2 Via, Valor e Pagamento

Adicionar Comentário